
A Velocidade Cava Buracos Rasos by Maison Akikô Tanaka
Ao longo da nossa existência como indivíduos vivenciamos muitas coisas e creio que quanto mais abertos, sóbrios e presentes estivermos nesse mundo mais ideias, conhecimentos e estímulos receberemos. Estar de fato presente faz com que você enxergue muitas coisas que apenas o sentido da visão muitas vezes, não percebe. Trabalhando em cima disso, neste projeto gostaria de evidenciar alguns fatores que observei nessa tentativa constante de estar presente e aberto ao mundo e à nossa sociedade. No caso, trago para este projeto algo que persegue nós humanos, o imediatismo. A velocidade cava buracos rasos.
Com a globalização e o avanço tecnológico, tudo no mundo está se tornando muito veloz, seja no processo de produção, criação e até mesmo o tempo em que alguma tendência ou método de produção se mantém efetivo. Tudo passa em uma velocidade muito alta. Aplicando isso a nós, é possível observar que cada vez mais, as pessoas não respeitam o tempo, manualidade e a presença que relações, produtos, ideias e a vida em si exige. Tudo tem que ser, existir ou acontecer no tempo em que o próprio indivíduo deseja e obviamente isso não funciona assim, ou pelo menos não deveria.
O problema é que nós, humanos, estamos nos tornando tão poderosos a ponto de manipular e dilatar o próprio tempo. Na ânsia de ver nossas ideias materializadas, forçamos a chegada de ideias que necessitam de seu próprio ritmo para florescer, ignorando que cada criação precisa de seu tempo para amadurecer seja na parte imaginária ou na parte manual de uma criação, para ai sim vir a tona como algo mais profundo ao nosso plano físico.
Fui inspirado exatamente por essa minha reflexão, e creio que dependendo do nível que nossa mente está aberta para o que o mundo nos apresenta, podemos nos inspirar também em coisas que não necessariamente são boas, belas ou não problematicas … Gosto desse tipo de abordagem, por tanto não quis desenvolver algo que colabore com a minha critica da forma tradicional e clichê se opondo ao que critico, quis criar algo que fosse fruto do que analisei e critiquei. Creio que esse o projeto em si ainda é algo embrionário tanto fisicamente quanto conceitualmente, entre tanto o objetivo é evidenciar que
O esforço, a dedicação e o tempo são necessários para a criação de tudo, seja para o design, arte ou na criação de laços, porém não respeitamos isso e tentamos por conta do imediatismo que o mundo nos proporciona, passar por cima disso. Estamos sendo tomados pela ansiedade. E gostaria que o projeto trouxesse a tona algo que pudesse ser visto e interpretado como fruto dessas questões. Com isso os produto foram feito através de uma impressora 3D que trouxe para o fisico as ideias em poucos minutos, onde a manualidade humana no processo de fabricação não existe e logo todos os sentimentos, profundidade e não futilidade que ela trás também não existem.
Esse projeto foi projetado por mim e desenvolvido pelo designer Henrique Pescatori.
Fotos e composições gráficas por Luan Tanaka





